A obra Songe du Vieux Pèlerin de Philippe de Mézières e a cavalaria francesa da Baixa Idade Média
Palavras-chave:
Philippe de Mézières, Cavalaria francesa, Bem comum.Resumo
Este artigo pretende mostrar de que forma Philippe de Mézières, cavaleiro e homem de letras, compôs sua obra Songe du Vieux Pèlerin, no final do século XIV, na França, como um espelho de príncipes ao jovem rei Charles VI, propondo nele uma reforma da cavalaria com base nos valores das cruzadas e no desempenho militar visando ao bem comum. Ainda que Philippe tenha se servido de valores de um passado que exaltava as ordens de cavalaria, veremos que sua proposta avançava para além disso, colocando como essenciais valores que ajudaram a fundamentar a formação dos exércitos nacionais no século seguinte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).