Repetir para inventar: A recepção dos clássicos na França Ocupada
Palavras-chave:
Recepção clássica, França Ocupada, Falsificação.Resumo
Toda civilização estabelece suas bases e desenvolvimentos a partir de uma relação dialética entre tradição e inovação, na qual certas tendências prevalecem conforme as circunstâncias históricas específicas. Partindo da constatação de que períodos de guerra são especialmente delicados no que diz respeito à experiência humana no interior dessa dialética, pretendo sugerir que alguns escritores francófonos retomaram mais ou menos explicitamente textos e figuras da tradição ocidental para reescrevê-los durante o período de ruptura histórica que representou a ocupação da França pela Alemanha nazista: Jean Anouilh, Simone de Beauvoir, Albert Camus, Jean-Paul Sartre e Paul Valéry são alguns dos autores que esboçaram em obras escritas nesse período um aparente retorno a textos tradicionais da civilização antiga. Gostaria de analisar esse “retorno” – suas possíveis razões e implicações, tanto do ponto de vista social quanto filosófico – valendo-me para isso do conceito de “falsificação”, nas linhas daquilo que foi desenvolvido por Lorena Lopes da Costa, em uma tese defendida em 2016.Downloads
Referências
______. Recueil sur Antigone de Jean Anouilh. 1944. Disponível em : < http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10516174g/f1.image.r=antigone%20anouilh>. Acesso em: 09 de abril de 2017.
BEAUVOIR, Simone de. Pour une morale de l’ambiguïté suive de Pyrrhus et Cinéas. Paris : Éditions Gallimard, 1947 (1944, Éditions Gallimard, Pyrrhus et Cinéas).
BÉNARD, Pierre. Antigone de Jean Anouilh. Front national, le 30 septembre 1944.
CAMUS, Albert. Le mythe de Sisyphe : Essai sur l’absurde. Paris : Éditions Gallimard, 1942.
______. L’étranger. Paris : Éditions Gallimard, 1942.
DUPONT, Florence. L’insignifiance tragique. Paris : Éditions Gallimard, 2001.
FLORES-JÚNIOR, Olimar. Παραχαράττειν τὸ νόμισμα ou as várias faces da moeda. Ágora. Estudos Clássicos em Debate 2 (2000), p. 21-32.
HUNWICK, Andrew. Tragédie et dramaturgie: les ambiguïtés dans l’Antigone d’Anouilh. Revue d’Histoire littéraire de la France. 96e Année, N. 2 (Mar.-Apr., 1996), p. 290-312.
LAUBREAUX, Alain. Antigone de Jean Anouilh à l’Atelier. Je suis partout, le 19 février 1944.
NOVY, Yvon. Ce que nous dit Jean-Paul Sartre de sa première pièce. Comœdia, le 24 mars 1943.
PLUTARCH. Plutarch's Lives. English Translation by. Bernadotte Perrin. Cambridge; London: Harvard University Press; William Heinemann Ltd, 1920.
PURNAL, Roland. Antigone. Comœdia, le 19 février 1944.
SARTRE, Jean-Paul. Huis clos suivi de Les mouches. Paris : Éditions Gallimard, 1947.
______. Recueil sur Les Mouches de Jean-Paul Sartre. 1943. Disponível em : < http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b105128667/f1.image.r=les%20mouches%20sartre>. Acesso em: 09 de abril de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).