A teoria “anarco”capitalista pelos artigos pulicados no site do Instituto Ludwig von Mises Brasil (IMB) e a noção “libertária” de anarquismo

Autores

  • Raphael Almeida Dal Pai Professor de História da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) Mestre em História - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Doutorando em História - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Anarquismo, Anarcocapitalismo, Instituto Ludwig von Mises Brasil

Resumo

O presente artigo busca apresentar a teoria “anarco”capitalista a partir dos artigos publicados pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil e sua(s) interpretação(ões) sobre anarquismo. Para tanto, parte-se dos textos reunidos no link denominado “Seção anarcocapitalismo” no site do IMB. A grosso modo, os autoproclamados “libertários” defendem um ideal de sociedade onde todas as relações humanas sejam reguladas pelo “livre mercado”. Pressupondo uma idílica sociedade sem Estado, a teoria “anarco”capitalista, consistiria uma organização social onde as “forças do mercado” se desenvolveriam sem nenhuma amarra. Portanto, procura-se evidenciar que o uso do termo “anarco”, bem como “libertário”, não passa de uma falácia; uma vez que o pensamento anarquista é essencialmente anticapitalista. Destarte, o principal expoente do “anarco”capitalismo, Murray Rothbard, não relaciona o uso da palavra “libertário” com a tradição anarquista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-28