A crônica e o jornal: Lourenço Diaféria na Folha de S. Paulo

Autores/as

  • kelly Yshida Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

crônica jornalística, literatura, Lourenço Diaféria.

Resumen

A crônica jornalística tem como uma de suas especificidades o diálogo entre jornalismo e literatura, marcado pelo vínculo com o suporte em que está inserida. A análise deste tipo de texto traz ao historiador diversas questões, especialmente quando estamos diante da imprensa do século XX. Atentar para esta relação nos permite perceber a dinâmica de elaboração da crônica, bem como as críticas presentes nela e os acontecimentos com os quais dialoga. Para visualizarmos estas possibilidades, o exercício de análise é feito a partir de uma publicação de Lourenço Carlos Diaféria, autor que escreveu para a Folha de S. Paulo durante a vigência da ditadura militar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • kelly Yshida, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre pelo mesmo Programa e graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

2018-01-30

Cómo citar

YSHIDA, Kelly. A crônica e o jornal: Lourenço Diaféria na Folha de S. Paulo. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, p. 270–282, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5945. Acesso em: 7 dec. 2025.