A crônica e o jornal: Lourenço Diaféria na Folha de S. Paulo
Palavras-chave:
crônica jornalística, literatura, Lourenço Diaféria.Resumo
A crônica jornalística tem como uma de suas especificidades o diálogo entre jornalismo e literatura, marcado pelo vínculo com o suporte em que está inserida. A análise deste tipo de texto traz ao historiador diversas questões, especialmente quando estamos diante da imprensa do século XX. Atentar para esta relação nos permite perceber a dinâmica de elaboração da crônica, bem como as críticas presentes nela e os acontecimentos com os quais dialoga. Para visualizarmos estas possibilidades, o exercício de análise é feito a partir de uma publicação de Lourenço Carlos Diaféria, autor que escreveu para a Folha de S. Paulo durante a vigência da ditadura militar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 kelly Yshida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







