Formação do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá (1979-1985)
Palavras-chave:
Partidos, Redemocratização, Trabalhadores.Resumo
Este artigo pretende analisar a formação do Partido dos Trabalhadores na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, tendo como recorte temporal os anos de 1979 e 1985. Diferentemente das demais locais do país, o PT não conseguiu se tornar um “partido de massas” na cidade, ou seja, com certa abrangência no seu número de eleitores e militantes, e portanto analisamos os grupos sociais que ajudaram na criação da organização, e como eram feitos os trabalhos de militância e os momentos eleitorais em que o partido participava. O contexto social dos grupos dominantes, a não identificação da camada trabalhadora com o partido, foram as principais causas identificadas para que não ocorresse essa abrangência.Downloads
Referências
CÉSAR, Benedito Tadeu. PT : a contemporaneidade possível – base social e projeto político (1980-1991). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
MARTINEZ, Paulo Henrique. O Partido dos Trabalhadores e a conquista do Estado. In: REIS, Daniel Aarão e RIDENTI, Marcelo (orgs.). História do marxismo no Brasil. Vol. 06, Campinas-SP: ed. Unicamp, 2007.
MENEGUELLO, Rachel. PT: a formação de um partido. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1989.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Livro Tombo. 1945-2000. Cuiabá.
SCALA, Enelina: depoimento.
THOMPSON, E. P. Formação da Classe Operária Inglesa. Vol.I. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
TORRES, Artemis Mota: depoimento.
VIANA, Gilney: depoimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).