Quais passados estão na estátua do Coronel Pedro Osório?
Palavras-chave:
Memória, Monumento, Praça Coronel Pedro OsórioResumo
O presente artigo é uma análise sobre o monumento construído em homenagem ao Coronel Pedro Osório, presente na Praça Coronel Pedro Osório na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. A escolha do artista, o período da sua construção, a sua localização na cidade e na própria praça apresentam uma gama de intencionalidades, visando ecoar um passado que foi apropriado por um grupo, mas que no presente é visitado por uma quantidade decrescente de indivíduos. A sua ocupação e a escolha de manter o estatuário mais escondido indicam uma ausência de cuidados do governo e uma falta de conexão da população com o monumento.
Downloads
Referências
ÁVILA, Cristiane Bartz de. et al. Patrimônio cultural imaterial: uma contribuição para a memória social da cidade. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., p. 223-243, 2018. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
BAUER, Caroline. Políticas de memória: aproximações conceituais e teóricas. GALLO, Carlos (org.). Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no sul da Europa e na América do sul. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. p. 12-23. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
DA SILVA CORTEZ, A. . Arte e Nazismo: apontamentos sobre as relações entre as artes visuais e o terceiro reich. Humanas em Perspectiva, [S. l.], v. 4, 2022. DOI: 10.51249/hp04.2022.859. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/859. Acesso em: 1 out. 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
FABRE, Daniel. Catástrofe, descoberta, intervenção ou o monumento como evento. Revista Memória em Rede, 2019, vol. 11, no 21, p. 8-19. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/16689. Acesso em: 1 out. 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
FARO, Flávia Silva; GONÇALVES, Margarete R. Freitas. Esculturas de Bronze da Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas, RS, no Patrimônio da Cidade. 24º Encontro da ANPAP, Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões, Santa Maria, 2015. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Capítulo 4 – “Memória, história, presente” p. 133-191). (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
GONÇALVES, José, R. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problema dos patrimônios culturais. Estudos Históricos, v. 1, n. 2, p. 1–10, 1988. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2163. Acesso em 05 de out. de 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 28, p. 211-228, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/FqbLtvWWzbkQGZQsb5jkrjr/?lang=pt. Acesso em 05 de out. de 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
MOREIRA, Simone Xavier. De Princesa do Sul a Satolep: as construções discursivas de uma cidade imaginada. II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. Pelotas, 2014.. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
MÜTZENBERG, Lenice Lucia. A Escultura Pública de Antônio Caringi em Pelotas. Monografia (Especialização em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos) - o Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
QUINTANILHA, Inês; PORTELLA, Adriana. A influência da iluminação artificial no comportamento dos usuários de praças públicas: O caso da Praça Coronel Pedro Osório. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. São Paulo, 2014. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
RICOEUR. P. A memória, a história e o esquecimento. 8ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
TORINO, Isabel Halfen da et al. Monumentos públicos de Antônio Caringi em Pelotas, RS: entre práticas, representações e consumo. Patrimônio e Memória, Assis, v. 15, n. 2, p. 575-597, julho-dezembro de 2019. http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1077/1135. Acesso em 28 de ago. de 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
PREFEITURA DE PELOTAS. Dez monumentos da Praça contam a história de Pelotas. 10/11/2018. Disponível em: https://www.pelotas.rs.gov.br/noticia/dez-monumentos-da-praca-contam-a-historia-de-pelotas. Acesso em: 20 de julho de 2023. (em ordem alfabética, mencionar apenas as efetivamente utilizadas no texto. tam 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt - depois)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Ceroni de Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







