O Auxiliador da Industria Nacional e a republicação de memórias científicas na primeira metade do Oitocentos

Autores

  • Janaina Salvador Cardoso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Palavras-chave:

Agricultura, Memórias, Imprensa

Resumo

Entre finais do século XVIII e início do século XIX, homens de ciência portugueses e brasileiros escreveram memórias científicas que relatavam a importância da aclimatação de novos cultivos e a introdução de métodos que auxiliariam para o maior aproveitamento dos recursos naturais e da agricultura brasílica. Décadas depois, já na primeira metade do Oitocentos, o periódico científico O Auxiliador da Industria Nacional republicou na década de 1840 algumas das memórias escritas nos Setecentos com o intuito de difundir novas espécies vegetais e incentivar a substituição dos métodos considerados, então, arcaicos, e que ainda eram predominantes nas práticas agrícolas. Diante da necessidade de se desenvolver uma agricultura rentável e moderna, grande escopo do citado periódico, este artigo procura apresentar parte dessas republicações, nomeadamente as memórias escritas por José Mariano da Conceição Veloso e por Manuel Arruda da Câmara, desdobrando sua contribuição para a instrução dos lavradores no Oitocentos e para o projeto de reforma agrícola almejado pelo impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Salvador Cardoso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Mestranda em História e Cultura Social pelo Programa de Pós Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP/Franca. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo 2016/03393-1). Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto Temático Escritos sobre os Novos Mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (Processo FAPESP 13/14786-6).

Downloads

Publicado

2018-05-29