A saúde engarrafada nas Águas de Melgaço: cultura e consumo na Manaus do século XIX-XX
Palavras-chave:
Arqueologia Histórica, Cultura de Consumo, Águas de MelgaçoResumo
Com a chegada das inovações tecnológicas do final do século XIX e os problemas acarretados, a manutenção de uma vida saudável apenas mostrou-se mais almejada pela sociedade ocidental. Já no início do século XX, em decorrência da “explosão” midiática, o tema da saúde torna-se fortemente envolvido ao capitalismo. É nesse cenário que aparecem propagandas de produtos medicinais, como da marca portuguesa de águas medicinais “Águas de Melgaço”. Este trabalho pretende, através de um viés da Arqueologia Histórica, relacioná-las com o período histórico em que foram publicadas e estudar como desempenhavam o papel de ancoradoras de significado simbólico à marca, bem como sua dinamicidade entre consumo e sociedade. A marca surge como elemento delineador apropriado pela elite manauara, num cenário onde a mensagem simbólica engarrafada apresenta vínculos de manipulação da cultura de consumo.
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