Um olhar sobre a formação histórica do município de Novo Xingu/RS: um passado que se faz presente

Autores

  • Leonardo da Silva Martinelli Universidade de Passo Fundo
  • Vanucia Gnoatto UPF

Resumo

O presente ensaio propõe-se a analisar o processo sócio-histórico de formação do município de Novo Xingu, no Rio Grande do Sul, a partir das relações estabelecidas entre os habitantes de duas áreas de colonização distintas: uma privada e a outra pública. A região central do atual município era integrada na colonização privada alemã, seletiva, que tinha como finalidade alocar os imigrantes nesse território que era uma das propriedades da Colonizadora Meyer. As adjacências do território foram incorporadas pelo Estado numa colonização pública posterior. A partir dessa historicidade, discutir-se-á o processo de colonização e seus desdobramentos para os descendentes desses colonos com suas diferenças étnicas e culturais no bojo das relações de sociabilidade que integram parte dos laços sociais entre esses sujeitos na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Martinelli, Universidade de Passo Fundo

O autor possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e é mestrando em História na mesma instituição. Bolsista CAPES.

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6336109478711624

Vanucia Gnoatto, UPF

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e é mestranda em História na mesma instituição. Bolsista FUPF. Professora da rede pública estadual na cidade de Barra Funda-RS.

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2040074873083905

Downloads

Publicado

2018-09-28