Convites à aliança: o favor pessoal e as demandas por recursos das obras de construção da Avenida Central do Rio de Janeiro (1903-1904)
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de investigar as formas de articulações de setores da sociedade carioca interessadas em recursos da construção da Avenida Central da cidade do Rio de Janeiro. Para isto, utilizamos as correspondências enviadas ao diretor das obras, o engenheiro Paulo de Frontin. O recorte cronológico deste trabalho privilegiou a primeira fase dos trabalhos da comissão construtora (1903-1904), que foi entregue completamente ao tráfego em 1905. A principal problemática deste artigo consiste em compreender as práticas de construção de aliados políticos através da mediação de recursos públicos de uma das principais obras da Capital Federal no contexto das grandes reformas urbanas da cidade no início do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).