Convites à aliança: o favor pessoal e as demandas por recursos das obras de construção da Avenida Central do Rio de Janeiro (1903-1904)

  • Felipe Martins dos Santos UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar as formas de articulações de setores da sociedade carioca interessadas em recursos da construção da Avenida Central da cidade do Rio de Janeiro. Para isto, utilizamos as correspondências enviadas ao diretor das obras, o engenheiro Paulo de Frontin. O recorte cronológico deste trabalho privilegiou a primeira fase dos trabalhos da comissão construtora (1903-1904), que foi entregue completamente ao tráfego em 1905. A principal problemática deste artigo consiste em compreender as práticas de construção de aliados políticos através da mediação de recursos públicos de uma das principais obras da Capital Federal no contexto das grandes reformas urbanas da cidade no início do século XX.

Biografia do Autor

Felipe Martins dos Santos, UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
O autor é professor de História na Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e doutorando no PPHR (Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), onde concluiu o curso de Mestrado na mesma área, em 2017, com auxílio financeiro da bolsa CAPES-DS. Possui graduação em História pela Universidade Veiga de Almeida.
Publicado
2019-02-12