Genealogia como metodologia para a História do Tempo Presente: diálogos com Foucault e Nietzsche
Palavras-chave:
Genealogia, História do Tempo Presente, MetodologiasResumo
O presente texto tem como objetivo propor alguns debates iniciais acerca das possibilidades do uso da pesquisa genealógica, a partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, como uma metodologia possível para trabalhos do campo da História do Tempo Presente. Para isso, além de uma conceituação do termo, serão propostas algumas análises sobre as potencialidades de tal método e alguns de seus usos em obras já publicadas. O texto busca ainda, partindo da pesquisa de doutorado do autor, em andamento, demonstrar algumas possíveis aplicações de tal método, principalmente relacionados ao debate acerca da temporalidade no campo da HTP, associadas à práticas de descontinuidades, acasos, mudanças e rupturas.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 10.ed. São Paulo: Loyola, 2004.
________________. Microfísica do Poder: organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.
________________. A Sociedade Punitiva: curso no Collége de France (1972-1973). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
________________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014b.
FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. Ditos e escritos, volume X: Filosofia, diagnóstico do presente e verdade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
GARLAND, David. A Cultura do Controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro; Revan, 2008.
________________. O Que Significa Escrever Uma “História Do Presente”? A Abordagem Genealógica de Foucault Explicada In: Revista Justiça e Sistema Criminal, v. 6, n. 10, p. 73-96, jan./jun. 2014.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A genealogia da moral: uma polêmica. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
________________. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Redes, 2003.
RODRIGUES, Rogério Rosa. Presente eterno e história do tempo presente: encontros, controvérsias e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 16, n. 43, p. e0103, 2024. DOI: 10.5965/2175180316432024e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/artic
le/view/2175180316432024e0103. Acesso em: 17 ago. 2025.
RODRIGUES, Thiago. Política e drogas nas Américas: uma genealogia do narcotráfico. São Paulo: Desatino, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Lucas Coelho Baccin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).








