4F: Hugo Chávez e o "Dia da Dignidade Nacional" na Venezuela (1999-2013)
Resumo
Neste artigo será abordada a produção simbólica na Venezuela contemporânea por meio da cerimônia do “Dia da Dignidade Nacional” criada pelo governo de Hugo Chávez (1999-2013). Serão discutidos os mecanismos de diálogo de Chávez com a sociedade venezuelana com a finalidade de legitimar-se e produzir, em torno de si, um mito político. Para tanto, tomamos como referência os discursos de Hugo Chávez proferidos nas comemorações entre os anos em que esteve na presidência do país. As comemorações, que celebram a tentativa de golpe de Estado encabeçada por Chávez em 1992, são momentos privilegiados em que se evidenciam a importância do discurso patriótico e o recurso à memória social referente principalmente às décadas de 1980 e 1990 – período de convulsões sociais, políticas e econômicas no país – tendo em vista situar o governo Chávez como uma ruptura do passado e a vanguarda da construção de uma nova nação sob sua liderança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).