Vida de freira, entre a vocação e a profissão
análise da formação religiosa no interior da congregação das Irmãs de Jesus na Santíssima Eucaristia (1927- 1950)
Resumo
Resumo: Nossa pesquisa tem como objetivo problematizar os conceitos de vocação e profissão religiosa, no âmbito da congregação das Irmãs de Jesus na Santíssima Eucaristia, fundada em 1927 por madre Gertrudes de São José no município de Cachoeiro de Itapemirim. Para isso, faremos uma reflexão acerca da condição feminina no Brasil colonial, destacando os empecilhos impostos pela Metrópole portuguesa para que se estabelecessem conventos e recolhimentos femininos no país. Outrossim, destacaremos os efeitos dos discursos que reforçaram o paradigma de inferioridade feminina, bem como a nova abordagem historiográfica acerca da história das mulheres. Realizaremos uma análise antropológica acerca da vocação ou escolha profissional de mulheres que decidiram servir a Deus, no interior de uma irmandade, destacando os diversos fatores que influenciam a opção pela vida eclesiástica, bem como as agruras da profissão/vocação de freira.
Palavras-Chave: Freiras, Vocação, Profissão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).