O ingresso de Siegfried Heuser na política

  • Gustavo Henrique Kunsler Guimarães Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a trajetória política de Siegfried Emanuel Heuser focando seu texto em levantar as hipóteses acerca dos motivos que levaram o personagem a ingressar na política. Para isso faz-se necessário uma revisão acerca dos estudos em História Política, bem como a noção de campo político, problematizando assim as condições que possibilitaram e direcionaram Siegfried Heuser para a carreira política. O texto que segue está amparado sobre uma revisão bibliográfica teórica voltada ao político, que dialoga com as fontes utilizadas para suscitar o contexto que proporcionou o ingresso do mesmo no Partido Trabalhista Brasileiro. Neste sentido, o artigo busca delinear a transição do personagem de sua área de atuação profissional como economista para deputado estadual, apontando o espaço acadêmico como o início do seu contato com a política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Kunsler Guimarães, Universidade de Passo Fundo
Mestrando em História pela Universidade de Passo Fundo e Licenciado em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Referências

BARROS, José D’Assunção. História Política: o estudo historiográfico do poder, dos micropoderes, do discurso e do imaginário político. Educere et Educare – Revista de Educação, Cascavel, n.7, v. 4, jan./jun. 2009.

BODEA, Miguel. Trabalhismo e populismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ed. da UFRGS, 1992

BOURDIEU, Pierre. O campo político. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, n. 5, p. 193-216, 2011.

CORAZZA, Gentil. História centenária da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS; 1909–2009. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

DÉLOYE, Yves. Sociologia histórica do Político. Bauru: Edusc, 1999.

ESTREIA DO DEPUTADO SIEGFRIED E. HEUSER. Gazeta de Santa Cruz, Santa Cruz do Sul, p.3, 09 mar. 1951.

LE GOFF, Jacques. A política será ainda a ossatura da História? In: O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1983.

NOLL, Maria Izabel; TRINDADE, Hélgio. Estatísticas eleitorais do Rio Grande da América do Sul: 1823-2002. Porto Alegre: UFGRS, 2004.

NORONHA, Andrius Estevam. Instituições e elite política de Santa Cruz do Sul no contexto de internacionalização da economia fumageira (1960-1970). 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2006

RÉMOND, René. Do político. In RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: UERJ/FGV, 1996.

SIRINELLI, Jean-François. El retorno do político. Historia Contemporânea. Bilbao, v. 9, 1993.
Publicado
2020-01-31