Chamada para o Dossiê Temático - Passado-presente: história, criação e disputa no agora
A Revista Temporalidades e o Laboratório de História do Tempo Presente têm a honra de convidar pesquisadores e acadêmicos a submeterem seus trabalhos para o Dossiê Temático, vinculado à linha de História e Culturas Políticas, intitulado: Passado-presente: história, criação e disputa no agora.
A História do Tempo Presente coloca para historiadores e historiadoras o desafio de pensar os tempos do agora – esse marcador temporal que, tópico contemporâneo, carrega em si vestígios de um passado que é experienciado ainda (e de alguma forma) como um modo de presença. A consolidação desse campo precisou, entretanto, lidar com um paradigma que reservava aos historiadores o estudo de temas, sujeitos e objetos marcados pela anterioridade, sob a justificativa de que apenas o distanciamento garantiria rigor analítico – a história, em Hegel, é como o Pássaro de Minerva: “abre suas asas somente com o início do crepúsculo”. Os séculos XX e XXI evidenciaram, porém, a necessidade de que também o/a historiador/a se posicionasse em relação à multiplicidade e à complexidade de questões implicadas no tempo presente à luz de abordagens propriamente historiográficas. Nesse sentido, o objetivo deste dossiê é reunir artigos que reflitam sobre os marcadores conceituais e as variadas formas de temporalidade do campo, bem como trabalhos que abordam de que formas os passados persistentes habitam e tensionam o presente – e de que formas o/s presente/s tensiona/m, reinterpreta/m e reinventa/m passados, produzindo, em ambos os casos, espaços de criação, reflexão e disputas de sentidos. Assim, interessam-nos questões conceituais, tais como: o que é história do tempo presente?; como fazer história do tempo presente?; quando é história do tempo presente? Interessam, também, as interseções entre o tempo presente, campos de pesquisa e perspectivas historiográficas, como ensino de história, história pública, história política, história cultural, história da historiografia. Enfim, este dossiê se interessa sobretudo pelos desafios epistemológicos, metodológicos, éticos e políticos da História do Tempo Presente em cada uma das suas interseções.
Todos os trabalhos submetidos para este dossiê serão recebidos pelos pesquisadores do Laboratório de História do Tempo, que possuem prerrogativa de veto, e então avaliados pelo sistema double-blind peer review. A Comissão Editorial lembra aos autores que serão aceitos apenas trabalhos oriundos de pesquisa original e inédita e que seguirem, rigorosamente, as normas de publicação da Revista Temporalidades.
A partir de 2025, os artigos – tanto os livres quanto aqueles vinculados aos dossiês – passarão a ser publicados assim que aprovados, de forma contínua e em um número único anual.
O período para envio de submissões é de 17/06/2025 a 17/08/2025.







