Opinião e ideologia: uma análise da abordagem política e editorial de O Globo durante o impeachment de Fernando Collor
Abstract
Este artigo propõe uma análise sobre a atuação política do jornal O Globo a partir dos posicionamentos editoriais publicados durante o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Compreendendo o contexto que levou o fenômeno midiático “Collor” à Presidência e sua posterior queda, analisaremos como os editoriais produziram representações sobre o impeachment de 1992, relevando, em suas opiniões institucionais, como suas ideologias guiavam seu olhar sobre o processo em curso. Concluímos que O Globo não fez uma campanha ativa nem para depor Collor nem para defendê-lo, numa tentativa de dissociar a crise política protagonizada pelo presidente da sua condução econômica neoliberal.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Pablo Pimentel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).