Cinema e legislação censória: reflexões relativas à censura cinematográfica durante a ditadura militar brasileira (1964-1985)

Authors

  • Gabriel Bandeira Alexandre Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Abstract

 O objetivo deste trabalho é discutir a atuação censória ao cinema durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Para tanto, ultrapassaremos os limites temporais da ditadura, haja vista a necessidade de relacionarmos o arcabouço legislativo da censura não só do período ditatorial, mas também de épocas anteriores. A partir disso, assim como de casos de filmes censurados, perceberemos: i) as distâncias entre as normas e as práticas censórias; ii) os diferentes atores, para além dos censores, interferindo nas atividades de censura; iii) as proximidades e os distanciamentos entre normas censórias, durante o pré-1964 e o pós-1964; iv) a dificuldade de afastarmos a censura política da censura moral; e v) a relação entre censurar e liberar, na medida em que a atividade censória não se restringe a interditar, mas, igualmente, a ditar o que e como se expressar. Assim, pensaremos a censura enquanto enraizada culturalmente na sociedade brasileira, percebendo-a como uma prática não circunscrita a períodos ditatoriais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-10-02

How to Cite

ALEXANDRE, Gabriel Bandeira. Cinema e legislação censória: reflexões relativas à censura cinematográfica durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 589–611, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/40231. Acesso em: 24 dec. 2025.