Memória Social e Esquecimento

O Jornal no Processo de Enquadramento da Memória

Authors

  • Ana Carolina Miranda da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Poll Universidade Federal Fluminense

Abstract

This paper has as main objective to analyze the process of framing the memory about the facts that occurred during the period of the Brazilian military dictatorship, in the 1st Armored Infantry Battalion of Barra Mansa / RJ. The objective of this  paper is to undertand the role of newspapers in this process of framing memory. Initially, the article presents the concept of social memory and how forgetting interferes in the construction of social identity. Then, there is the exposition of the importance of the newspaper in the process of memory construction and finally, the article analyzes how the newspapers of the late 60s and early 70s approached the First Armored Infantry Battalion, and how this approach collaborated in the construction of the collective memory about the space, which later received the name of “Parque da Cidade”.

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Author Biographies

Ana Carolina Miranda da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Instituição onde, atualmente, realiza pesquisa financiada pela bolsa de Iniciação Científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no projeto de Memória Social e Esquecimento. Integra a equipe técnica do Centro de Memórias do Sul Fluminense Genival Luíz da Silva (CEMESF). Estagiou na Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG) na prefeitura de Volta Redonda na área de Governo Eletrônico. Seus interesses acadêmicos concentram-se nas áreas de Direitos Humanos, Governo Eletrônico e Democracia Participativa.

Ana Paula Poll, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), em 2008, pelo PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituição onde também concluiu o mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e o bacharelado em Ciências Sociais (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS). É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento/ Mestrado Profissional em Administração Pública e docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de pesquisa em Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desenvolveu pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Religião, Congo, Identidade étnica e Relações Raciais. E atualmente, no âmbito do ICHS, tem desenvolvido pesquisas relacionadas aos seguintes temas: desenvolvimento e memória social.

Published

2020-05-31