Ensaio sobre os discursos identitários-imagéticos de São José dos Campos (SP): da fase sanatorial ao polo tecnológico
Abstract
o trabalho tem como tema o estudo das transformações históricas na cidade de São José dos Campos/SP no século XX e início do XXI e a composição da identidade social. O objetivo é estudar o cenário e discurso “cosmopolita” adquirido pela cidade durante o processo de industrialização que influenciou na composição das identidades sociais refutando sua fase sanatorial. A metodologia é qualitativa e se apoia na análise de documentos históricos/imagéticos propagandista do período considerado. A hipótese afirma que como consequência da modernização na segunda metade do século XX, a cidade construiu um imaginário vinculado a interesses econômicos e sociais exógenos, o que apagou determinadas expressões simbólicas vindas da fase sanatorial, resultando na negação de identidades outras que não aquelas vinculadas a ideia do moderno. Como resultados e conclusões verificou-se as diversas expressões propagandista e imaginárias que construíram a memória coletiva ressaltando determinados aspectos da vida social da cidade e menosprezado outros, o que evidencia uma disputa de poder entre diferentes atores sociais/políticos na luta por definição das identidades sociais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Isabel Alendes, Lidiane Maciel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).