Entre a Escrita Negra e a Escrita Feminina de Resistência à Escravidão From Black Writing to the Writing of Black Women’s Resistance to Slavery
English
Abstract
O artigo discute as relações entre escrita negra e escrita de mulher negra na literatura Afroamericana. Nele, duas narrativas são cotejadas com a finalidade de estabelecer aproximações dialógicas da mulher escravizada Linda Brent, protagonista da narrativa de escravo Incidents in the Life of a Salve Girl, Written by Herself, de Harriet Jacobs (1861) com a mulher escravizada Sethe Suggs, personagem central da neo-narrativa de escravos Beloved, de Toni Morrison (1987). O elemento que marca o conteúdo dialógico entre as duas narrativas e as duas mulheres é a noção de conversão política, definida por West (1994) como um movimento individual e coletivo do niilismo devastador, patrocinado pela escravidão e seus agentes, para o autoamor libertador. Em relação a Linda Brent e a Sethe Suggs, o autoamor libertador individual e coletivo garante-lhes a fuga da escravidão para a liberdade através da ação política de pessoas negras e brancas.
Palavras-Chave: 1. Narrativa de Escravo; 2. Niilismo; 3. Conversão Política.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 JOSÉ ENDOENÇA MARTINS MARTINS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).