Entre a Escrita Negra e a Escrita Feminina de Resistência à Escravidão From Black Writing to the Writing of Black Women’s Resistance to Slavery

English

Authors

  • JOSÉ ENDOENÇA MARTINS MARTINS Centro Universitário Campos Andrade

Abstract

O artigo discute as relações entre escrita negra e escrita de mulher negra na literatura Afroamericana. Nele, duas narrativas são cotejadas com a finalidade de estabelecer aproximações dialógicas da mulher escravizada Linda Brent, protagonista da narrativa de escravo Incidents in the Life of a Salve Girl, Written by Herself, de Harriet Jacobs (1861) com a mulher escravizada Sethe Suggs, personagem central da neo-narrativa de escravos Beloved, de Toni Morrison (1987). O elemento que marca o conteúdo dialógico entre as duas narrativas e as duas mulheres é a noção de conversão política, definida por West (1994) como um movimento individual e coletivo do niilismo devastador, patrocinado pela escravidão e seus agentes, para o autoamor libertador. Em relação a Linda Brent e a Sethe Suggs, o autoamor libertador individual e coletivo garante-lhes a fuga da escravidão para a liberdade através da ação política de pessoas negras e brancas.

Palavras-Chave: 1. Narrativa de Escravo; 2. Niilismo; 3. Conversão Política.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

JOSÉ ENDOENÇA MARTINS MARTINS, Centro Universitário Campos Andrade

Possui graduação em Letras (Inglês/Português) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB,1974), mestrado em Letras (PGI:Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,1992), doutorado em Letras (PGI:Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,2002) e Doutorado em Estudos da Tradução (PGET) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: negrice, negritude, negritice, ficcionalização, niilismo, amor, gênero, raça, identidade, gênero, pós-modernismo, intertextualidade e signifying, rewriting, translation.

Published

2023-02-07