“O peso do silêncio vai acabar nos engasgando”: O uso de Escrevivências como estratégia contra-hegemônica para uma educação decolonial
Abstract
O objetivo do artigo é apresentar as “escrevivências” como ferramentas de incentivo para uma educação decolonial e antirracista, propondo uma nova forma de pesquisa, que vá além de uma “história única”. A proposta é que seja pensado a partir de vivências, principalmente das mulheres negras, as identidades brasileiras, entre elas, a valorização da história dos povos negros. A estratégia de escrever de si, além de protagonizar novos saberes, promove a discussão crítica e reflexiva no campo social. Mesmo sendo uma escrita feita a partir de particularidades, por tratar da comunidade negra, esta remete, também, às questões coletivas e sociais. Como metodologia, o artigo utilizará da escrita de si, das escrevivências, como formar de evidenciar saberes, culturas e realidades da vivência cotidiana feminina negra. O texto inicia com um fragmento elucidativo sobre a colonização e suas consequências, sendo a descolonização uma forma de repensar todo esse processo; e em seguida as escrevivências serão abordadas como estratégias de se manter uma memória contra-hegemônica.
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Copyright (c) 2023 Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Juliana Moreira Borges
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