Potentialities of using literary sources in order to establish a History of Natural Sciences Teaching
Abstract
O artigo objetiva apresentar potencialidades do uso de fontes literárias para uma História do ensino de Ciências Naturais, valendo-se da análise de passagens da obra Chão de Ferro (1976), do médico e escritor brasileiro Pedro Nava. A obra, de caráter memorialístico, fornece detalhes sobre as aulas de História Natural no Colégio Pedro II e no antigo Instituto Anatômico (RJ), especificamente entre os anos de 1916-1920, contexto de intensos debates, no campo das Ciências Naturais, nas esferas de produção de conhecimento científico internacional e brasileira. Pretende-se demonstrar como os textos literários podem servir de suporte para a tecitura de narrativas sobre o passado, para além de sua utilização ilustrativa de uma realidade preexistente, ou para confirmação/reconstituição dos fatos ocorridos. Propõe-se a abordagem do texto literário como lugar fecundo ao pensamento histórico, que pode possibilitar a elaboração de novas perguntas e problemas para a pesquisa do tema em questão, bem como o escrutínio das sensibilidades de uma dada temporalidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Vila Pacheco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).