A presença de japonesas e japoneses imigrantes nas imagens do álbum do 10º aniversário da colônia de Bastos – São Paulo (1938)
Abstract
O artigo traz uma análise do álbum produzido pelo fotógrafo Suejiro Yasunaka e publicado em 1938, em comemoração pelo 10º. aniversário da “Fazenda Bastos”, SP. Este fotógrafo japonês percorreu a região, a cavalo, portando pesado material fotográfico, registrando o trabalho de dezenas de famílias recém chegadas ao Brasil. Com o patrocínio dos estabelecimentos comerciais e dos trabalhadores e trabalhadoras locais, produziu e organizou um álbum de 214 páginas, impresso em gráfica. Busca-se detectar o modo como homens e mulheres surgem nas centenas de fotografias para discutir os papéis sociais afirmados à época por mulheres e homens situados em um contexto específico de imigração recente. Tangenciando uma discussão sobre a fotografia como fonte histórica, verifica-se a potencialidade do álbum comemorativo em trazer á luz relações de gênero. Situando os possíveis objetivos da Sociedade Colonizadora do Brasil, do fotógrafo, das famílias e dos comerciantes da colônia, busca-se levar em conta a função social do material.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).