Francisco Curt Lange e Mário de Andrade entre o Americanismo e o Nacionalismo musicais (1932-1944)
Keywords:
Americanismo, Música, NacionalismoAbstract
Este texto pretende analisar os diferentes significados atribuídos ao Americanismo e ao Nacionalismo musicais entre as décadas de 1930 e 1940 a partir da correspondência entre Francisco Curt Lange e Mário de Andrade. Estas cartas, juntamente com outras tipologias de fontes, lançam luz sobre a construção destes dois conceitos naquele contexto, bem como sobre a trajetória intelectual dos dois musicólogos. O estudo deste tema é fundamental para a compreensão do lugar social de outros músicos, musicólogos e movimentos musicais que foram influenciados pelas ideias destes dois interlocutores. Percebe-se que, no debate sobre a identidade musical no Brasil e em outros países da América Latina, Americanismo e Nacionalismo tomaram significados específicos. Significados estes que vão emergindo nos diálogos amigáveis, mas muitas vezes conflitantes, entre os dois intelectuais.
ABSTRACT: This article aims to analyze different meanings as attributed to Americanism and nationalism in music, during decades of 1930 and 1940, in the correspondence between Francisco Curt Lange and Mario de Andrade. These letters, along with other types of sources, shed some light on the construction of these two concepts in that context as well as the intellectual trajectory of both musicologists. The study of this issue is fundamental to understanding the social location of musicians, musicologists and musical movements that were influenced by the ideas of these two parties. The debate on the identity of music in Brazil and other countries of Latin America, Americanism and nationalism, it should be noticed, took specific meanings. These meanings, which surface from the written dialogues between the two friendly though often conflicting musicologists.
KEYWORDS: AMERICANISM, MUSIC, NATIONALISM.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).