Evidências de masculinidades na educação salesiana em Juazeiro do Norte – Ceará (1939-1942)
Keywords:
Masculinidades, Salesianos, EducaçãoAbstract
Tem por objetivo investigar a Educação Salesiana em Juazeiro do Norte, Ceará, no período de 1939 a 1942, focalizando o contínuo processo de generificação dos padres professores e jovens-alunos. Com o auxílio da desconstrução analítica e do conceito de masculinidade hegemônica, destaca a inter-relação das masculinidades no âmbito educacional, percebendo-as como categorias históricas, não-homogêneas, inerentes as relações de poder. Conclui que o “ser homem”, era legitimado a partir de normatizações do “fazer”. No Ginásio Salesiano, os padres professores e os jovens alunos mantinham constantes trocas de vivências, legitimadas pelos discursos de uma masculinidade natural, embora ensinada, responsável pela manutenção e regulação da sociedade. A diferença de idades e as funções desempenhadas provocavam hierarquias nas inter-relações de gênero, reiteravam tipos de masculinidades heterogêneas e hegemônicas no cotidiano escolar.
ABSTRACT: It aims to investigate the Salesian Education in Juazeiro do Norte, Ceará, for the period 1939-1942, focusing on the ongoing gendering process of teacher-priests and young-students. With the help of analytical deconstruction and the concept of hegemonic masculinity, it highlights the interrelationship of masculinities in the educational field, realizing them as historical categories, non-homogeneous, inherent power relations. It concludes that "being a man" was legitimized from norms of "doing". In the Salesian Gymnasium, teachers-priests and young students kept constant exchange of experiences, legitimized by the speeches of a natural masculinity, although taught, responsible for the maintenance and regulation of society. The difference in ages and the functions performed provoked hierarchies in gender interrelations, reiterated types of heterogeneous and hegemonic masculinity in everyday school life.
KEYWORDS: Masculinities, Salesians, Education.
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