História e Psicologia Analítica: da objetividade à subjetividade e os modos de sentir do homem e da sociedade
Palavras-chave:
História, psicologia analítica, teoria do conhecimentoResumo
Esse artigo trata da relação epistemológica entre História e a Psicologia Analítica de Jung. Busca avaliar as estruturas de funcionamento dos dois campos, a fim de evidenciar as diferenças e, principalmente, as similitudes entre eles. Da mesma forma, propõe-se a discutir as relações análogas entre a História das Mentalidades e os Arquétipos e Inconsciente Coletivo de Carl Gustav Jung. Tanto as formulações junguianas quanto a História das Mentalidades partem da premissa de que existe, em qualquer sociedade, uma espécie de mentalidade coletiva, algo referente a uma estrutura mental. O trabalho objetiva uma análise epistemológica e relacional sobre o conhecimento em torno da teoria da História e Psicologia analítica junguiana. Assim, com base nestes pressupostos, este trabalho objetiva contribuir para as discussões acerca da Teoria da História, promovendo o alargamento da percepção sobre a construção do conhecimento histórico a partir do entendimento do indivíduo em seu tempo e sua subjetividade, para alcançar, então, as dimensões da coletividade.
ABSTRACT: This article deals with the epistemological relationship between History and Jungian Analytical Psychology. It aims to evaluate the operating structures of the two fields in order to highlight the differences and, especially, the similarities between them. Similarly, it proposes to discuss the analogous relation between the History of Mentalities and the Archetypes and the Collective Unconscious by Carl Gustav Jung. Both Jungian formulations as the History of Mentalities come from the premise that there is, in any society, a kind of Collective Mentality, something referring to a mental structure. The article aims at an epistemological and relational analysis on the knowledge around the Theory of History and Jungian Analytical Psychology. Thus, based on these assumptions, this paper aims to contribute to discussions about the Theory of History, promoting the extension of perception about the construction of historical knowledge from the individuals understanding of his time and subjectivity, to achieve, then, dimensions of the collectivity.
KEYWORDS: History, analytical psychology, theory of knowledge.
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