O espírito Gorceix: história e memória do projeto científico da Escola de Minas de Ouro Preto

Authors

  • Deise Simões Rodrigues

Keywords:

Gorceix, Escola de Minas, projeto científico

Abstract

Através dos significados dados ao projeto científico de seu fundador Claude-Henri Gorceix, esse artigo apresenta a história e memória da Escola de Minas de Ouro Preto. O projeto científico pode ser identificado na construção discursiva “espírito Gorceix”. A expressão percorre os estudos históricos sobre a instituição de ensino, sendo fontes desse artigo: alguns discursos de memórias, homenagens de ex-alunos e professores da instituição. Esses textos associam o legado da formação europeia de Gorceix, as propostas pedagógicas e de ciência com seus aspectos biográficos e perfis profissionais. Portanto, o “espírito Gorceix” funciona como um princípio norteador da análise interpretativa. Argumenta-se ainda que o “espírito Gorceix” perpetuou uma dinâmica social da memória celebrada nas comemorações da Escola de Minas e no culto a seu fundador.

ABSTRACT: Through meanings given to the scientific project of its founder Claude-Henri Gorceix, this paper presents the history and memory of the Escola de Minas de Ouro Preto. The project can be identified in the discursive construction “Gorceix spirit”. This expression appears in historical studies of the educational institution, which are sources of this paper: some memory and honors speeches of former students and professors of the institution. These texts associate the legacy of European education of Gorceix, his pedagogical proposals and science with biographical aspects as well as his professional profiles. Thus, the “Gorceix spirit” works like a guiding principle of the interpretative analysis. It is argued yet that the “Gorceix spirit” perpetuates a social dynamic of the memory that takes place in celebrations of the Escola de Minas and in the cult of his founder.

KEYWORDS: Gorceix, School of Mines, Scientific Project

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-05-30