História, direito e propriedade: as fronteiras políticas do Império do Brasil e sua disputa com a República de Colômbia

Autores

Palavras-chave:

Brasil Império, História Social das Propriedades, Fronteiras.

Resumo

O presente trabalho discorreu sobre os embates políticos engendrados entre o Império do Brasil e os Estados Unidos de Colômbia na segunda metade do século XIX. A partir dos enclaves característicos de uma disputa de decênios, analisamos as contendas que envolveram o exame e a validade de documentos históricos, as interpretações no campo do direito e a noção de propriedade do Estado a datar da consolidação de seus domínios nas zonas de fronteira. Como fontes, desnudamos a Memória histórica sobre o conflito produzido por Duarte da Ponte Ribeiro, Ministro plenipotenciário do Império em missões diplomáticas nas chamadas Repúblicas do Pacífico. Objetivamos, com essa discussão, inserir a problemática dos limites políticos dentro dos debates sobre a consolidação do Império brasileiro no Segundo Reinado, cujas bases foram pautas na asseguração do amplo domínio de seu vasto território.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Dutra Cardoso, Universidade Federal Fluminense INCT - Proprietas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social na Universidade Federal Fluminense e graduado (bacharelado e licenciado) pela mesma instituição. Desenvolve projeto de pesquisa sob orientação da Profª. Drª. Márcia Maria Menendes Motta, atuando principalmente nos seguintes temas: História Social das Propriedades, Fronteiras Políticas, Segundo Reinado do Brasil Império, República de Nova Granada/ República de Colômbia (séc. XIX), Patrimônio material e Educação. Foi intercambista na Universidad del Rosario, Colômbia, sendo contemplado com o Edital Mobilidade para América Latina UFF/DRI 18/2013. Integra a Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br). É membro da comissão editorial da Revista Cantareira (www.historia.uff.br/cantareira) e bolsista do CNPq.

Referências

Fontes
CASTRO, José Ferreira Borges de. Collecção dos tratados, convenções, contratos e actos publicos: celebrados entre a coroa de portugal e as mais potencias desde 1640 ate ao presente (tomo III). Lisboa: Imprensa Nacional, 1856.
RIBEIRO, Duarte da Ponte. Memória sobre as questões de limites entre o Império do Brazil e a República da Nova Granada. Rio de Janeiro: TYP, Universal de E. & H. Laemmert, 1870.

Bibliografia
FOUCHER, Michel. Fronts et frontières : Un tour du monde géopolitique. Paris: Fayard, 1991.
JANKE, Leandro Macedo. Duarte da Ponte Ribeiro: território e territorialidade no Império do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MAGNOLI, Demétrio. O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Moderna, 1997.
RIBEIRO, Duarte da Ponte. Memória sobre as questões de limites entre o Império do Brazil e a República da Nova Granada. Rio de Janeiro: TYP, Universal de E. & H. Laemmert, 1870.
SANTOS, Luís Cláudio Villafañe Gomes. O Império e as Repúblicas do Pacífico: as relações do Brasil com Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia (1822/1889). Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2002.
TORRES, Álvaro Rodríguez. Biblioteca Nacional de Colombia. B. ANABAD, Madrid, 1992. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/224202.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018.

Publicado

2019-11-22