Chamada para Submissão de Trabalhos – Simpósios Temáticos do XIII EPHIS (UFMG)
Prezadas e prezados estudantes de graduação e pós-graduação em História e áreas afins,
A Comissão Organizadora do XIII Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS) convida estudantes de graduação e pós-graduação em História e áreas afins a submeterem trabalhos para apresentação no evento, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de maio de 2026, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).
Com o tema “Narrar o Tempo do Fim: História e Historiografias de Rupturas, Escatologias e Fins do Mundo”, o encontro busca refletir sobre as múltiplas maneiras pelas quais sociedades e sujeitos históricos interpretaram momentos de crise, transformação e ruptura. A proposta do evento é discutir como diferentes experiências históricas mobilizaram narrativas de “fim” – seja como colapso de uma ordem social, seja como reconfiguração das temporalidades e dos horizontes de futuro.
O EPHIS é um evento tradicional na área de História, organizado por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, e tem como objetivo estimular o diálogo acadêmico, a difusão do conhecimento histórico e a circulação de pesquisas em andamento. Acreditamos que a apresentação e discussão de trabalhos em eventos dessa natureza constitui uma etapa fundamental da formação acadêmica de pós-graduandas e pós-graduandos, favorecendo o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições.
As comunicações serão organizadas nos seguintes Simpósios Temáticos:
-
ST01 – Inquisição, poder episcopal e cultura religiosa no Império português na Modernidade
-
ST02 – Percepções da cidade em transformação
-
ST03 – O Medievo que Produzimos
-
ST04 – Arquivos do fim: memória, crise e políticas de preservação na produção do conhecimento histórico
-
ST05 – Caminhos alternativos na historiografia
-
ST06 – As recepções da(s) antiguidade(s) em distintas temporalidades
-
ST07 – Práticas e instituições de ensino na América Latina: diálogos entre o transnacional e o nacional na história contemporânea
-
ST08 – Depois do fim, a imagem: imagens e mundos que insistem
-
ST09 – Modos de governar os povos na Idade Moderna (séculos XV a XIX)
-
ST10 – A instabilidade do texto: ironia, ambivalência e circulação de sentidos na literatura
-
ST11 – Encruzilhadas Ultramarinas: indivíduos, poder e instituições no Atlântico Ibérico (séculos XVI ao XIX)
-
ST12 – Culturas Políticas nos séculos XX e XXI: conflitos, rupturas e experiências históricas
-
ST13 – Mulheres negras em movimento: trajetórias, intelectualidades e educação
-
ST14 – Moral e estética na História: discursos, práticas e processos formativos em contextos de modernidade e ruptura
-
ST15 – Áfricas em reflexão: disputas e transformações no Continente-mãe e em suas diásporas (séculos XII–XXI)
-
ST16 – O corpo feminino em tempos de crise: disputas sobre gênero, sentidos, fluídos e representações do materno entre a modernidade e o mundo contemporâneo
-
ST17 – Experiências Históricas Negras: tempo, crise e elaboração de futuros possíveis
-
ST18 – Saúde e doença na História: entre ciência, tecnologia e sociedade
-
ST19 – Escravidão, liberdade, religiosidades e dinâmicas de mestiçagens
-
ST20 – Ensino e História: experiências, práticas docentes e pesquisa em História
Além das comunicações, o evento contará com mesas-redondas, conferências e minicursos. A programação completa será divulgada em breve.
As inscrições para ouvintes e minicursos permanecerão abertas até a semana anterior ao evento. Contudo, apenas as inscrições realizadas entre 10/03/2026 e 23/04/2026 terão garantido o recebimento do kit do evento.
Mais informações sobre submissão de trabalhos, editais e inscrições estão disponíveis no site:
https://doity.com.br/xiii-ephis-encontro-de-pesquisa-em-historia-da-ufmg-2026#registration
Esperamos contar com a participação de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições para enriquecer os debates do XIII EPHIS.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
XIII EPHIS – Encontro de Pesquisa em História da UFMG







