Uma casa para os heróis
a construção da memória de Tiradentes na sede do Poder Legislativo Federal na cidade do Rio de Janeiro (1920-1927)
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de usos do passado e construção da memória oficial no Palácio Tiradentes, criado originalmente para ocupar a função de sede do Poder Legislativo federal. O edifício foi pensado como um panteão cívico, com a figura de Tiradentes, protomártir da independência, recebendo um destaque central. Suas obras de arte refletiam um projeto de identidade nacional narrando a evolução política do Brasil segundo uma perspectiva oficial que valorizava os feitos de grandes homens e excluía setores inteiros da sociedade, como os escravos. A inauguração da sede permanente do Poder Legislativo foi acompanhada da elaboração de materiais, que buscavam a afirmação uma memória histórica da evolução tanto do espaço escolhido como nova sede, como dos personagens que fizeram parte da evolução política do Brasil. Nesse sentido a nossa pesquisa busca compreender como a memória de um patrimônio se integra ao projeto de transformação urbanística de uma cidade-capital.
Palavras chaves: Palácio Tiradentes, Cidade, Memória
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-11-24 (2)
- 2020-09-30 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thiago Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).