"A liberdade não é incompatível com a ordem"
O vocabulário do Partido Liberal na Província do Espírito Santo
Resumen
A década de 1860, no Império brasileiro, foi marcada por uma transformação linguística que culminou com a modificação da cultura política imperial, como a emergência do republicanismo. A Província do Espírito Santo não esteve distante desse processo, embora composta por uma elite treinada à prevalência da ordem na localidade, e a difusão do republicanismo tenha surgido bem mais tarde que na Corte, os anos sessenta também modificou a cultura política local. Por meio da análise das linguagens políticas de periódicos locais, verificaremos que o período exposto promoveu a formação e a consolidação do Partido Liberal provincial, bem como, a sua conexão linguística com os conceitos difundidos na imprensa do Rio de Janeiro.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-11-24 (2)
- 2020-09-30 (1)
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).