Ciência em debate: o papel das epidemias no processo de mortandade dos povos indígenas durante a colonização das Américas.
Palabras clave:
Ameríndios, Epidemias , DepopulaçãoResumen
Neste artigo aborda-se as epidemias ocorridas na América colonial e as interpretações sobre o seu papel para a diminuição populacional dos povos originários em meio deste mesmo contexto. Para isso, realiza-se uma revisão de literatura que tem como objetivo buscar tais opiniões e compara-las uma ás outras. De modo geral, as interpretações dividem-se entre os autores que acreditam que as doenças foram decisivas e determinantes para a morte discrepante dos indígenas pós-contato, e aqueles estudiosos que acreditam nas insalubridades do colonialismo como fonte desse acontecimento histórico. Os últimos vieram a contradizer as as ideias deterministas antecedentes.
Descargas
Referencias
CROSBY, Alfred W. The Columbian exchange: biological and cultural consequences of 1492. Westport: Praeger Publishers. 2003.
DANTAS, Rodrigo Perles. As epidemias são históricas uma relação entre as doenças infectocontagiosas e crises econômicas na América Portuguesa. São Paulo: XI Congresso de História Econômica, 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/02XDx . Acesso em: 20 de jun. de 2025.
DIEHL, Eliana Elisabeth. Prefácio In: BRIGHENTI, Clovis A (Org). Memórias indígenas da peste: epidemias e pandemias na América Latina. São Carlos: Pedro & João Editores, p.7-15, 2022.
GUEVARA, Sandra. First New World Pandemic: Smallpox of 1520 in Mexico, Mexico: Noticonquista. Disponível em: http://www.noticonquista.unam.mx/amoxtli/1951/1947. Acesso em 20 de jun. de 2025.
LETRAS AMBIENTAIS. 3 motivos por que epidemias mudaram a história dos indígenas no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.letrasambientais.org.br/posts/3-motivos-por-que-epidemias-mudaram-a-historia-dos-indigenas-no-brasil. Acesso em: 20 de jun. de 2025.
MARTINS, Roberto Borges. Gripes, micróbios e lombrigas: nota sobre a primeira globalização da era moderna. In: ALMICO, Rita de C. da S., GOODWIN JR., James Willian e SARAIVA, Luiz Fernando (Orgs). Na saúde e na doença: história, crises e epidemias: reflexões da história econômica na época da covid-19. Hucitec, p. 72-84, 2020.
MORAES, L. da S. Perigo Silencioso: Análise historiográfica sobre o reflexo das epidemias na América colonial. Noctua, [s.l.]: Revista Nocua, v.1, n. 2, p.1-11, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/noctua/article/view/6621/5628. Acesso em: 20 de jun. de 2025.
ROCHA, Elaine Pereira. A colonização dos corpos. A doença como ferramenta de dominação. In: BRIGHENTI, Clovis A. Memórias indígenas da peste: epidemias e pandemias na América Latina. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 31-62, 2022.
VARELLA, Alexandre C. Os culpados pelas pestes e mortandades. Discurso e problema dos missionários na crise demográfica do México indígena no século XVI. In: Memórias indígenas da peste: epidemias e pandemias na América Latina. São Carlos: Pedro & João Editores, p.159-200, 2022.
WAIZBORT, Ricardo; PORTO, Filipe. Epidemias e colapso demográfico no México e nos Andes do século XVI: contribuições da biologia evolutiva. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 25, p. 391-407, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386157235006. Acesso em: 20 de jun. de 2025.
WAIZBORT, Ricardo. A pandemia de Covid-19: história, política e biologia. [s.l]: Fiocruz, 2020. Disponível em: https://coc.fiocruz.br/todas-as-noticias/a-pandemia-de-covid-19-historia-politica-e-biologia/. Acesso em: 20 de jun. de 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Ana Paula Alves Coelho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







