CHAMADA DE TRABALHOS DOSSIÊ 32: "Pensar e fazer cidades: história urbana e patrimônio cultural"

2020-02-17

 

Chamada_ED_32_Facebook_PNG1.pngA cidade está em crise. Temos acompanhado recentemente um avultamento de questões que permeiam a relação dos sujeitos com os centros urbanos. Refletir sobre a cidade, hoje, conclama-nos a repensar criticamente as diversas contradições de modelos de urbanização pautados por ideais de modernização e progresso que se difundem de forma global. Problemas socioambientais diversos, alimentados no seio de uma suposta dicotomia entre homem e natureza; reflexões acerca das formas de ocupação territorial e das divisões históricas e geográficas de classe, que acarretam em uma desigual distribuição de riscos e privilégios aos quais a população está sujeita; o entendimento da cidade como espaço de memória e como entidade que carrega em si uma enorme pluralidade de acontecimentos e manifestações culturais e políticas, entre uma série de outros enfoques, transformam a cidade em território de discussões e disputas sobre passado, presente e futuro.

Na historiografia, um olhar mais atento sobre processos relativos às cidades e centros urbanos tem recebido cada vez mais apelo desde de, pelo menos, meados do século passado. A aproximação com campos como a Geografia, Antropologia, Sociologia e Arquitetura, por exemplo, bem como o crescimento dos estudos com foco em patrimônios culturais – tema caro à história – tem se mostrado bastante profícua. Desse modo, frisamos a positiva interdisciplinaridade propiciada pelo tema, além da atualidade e urgência de pensarmos historicamente sobre a cidade.
Por fim, a proposta deste dossiê procura estabelecer diálogos entre pesquisadores dos mais diversos campos, cujos trabalhos contem com uma perspectiva histórica que centralize a cidade em suas mais diversas abordagens.

Serão privilegiados trabalhos que se aproximem dos seguintes eixos temáticos:
História das Cidades;
História Urbana;
História Ambiental Urbana;
Memória;
Patrimônio Cultural.

Prazo para envio de submissões: 02 de março de 2020

Vale lembrar que, além de artigos destinados ao Dossiê – que deverão ser enviados até o dia 03/03/2020 – a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.
Acesse a plataforma OJS - SEER no endereço https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/index ; para submeter o seu trabalho.

Crédito da Imagem 1: "Avenida dos Andradas, construídas na administração do prefeito. Christiano Monteiro Machado”, 1926-1930
Cor: Preto e Branco
Dimensão: 17,5 x 23,4 cm
Fonte: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/…/fo…/photo.phplid=30479

Crédito da Imagem 2: “Avenida dos Andradas após construção do Boulevar Arrudas”. Fonte: Reprodução Google Maps