A construção da arte africana
criações de uma situação colonial
Resumen
Este artigo tem o objetivo de analisar de que maneira os objetos oriundos do continente africano durante o período de colonização foram transformados em ‘arte’ pelas vanguardas artísticas europeias e Museus europeus. De que formas foram encaixados no arcabouço estético ocidental e, ao mesmo tempo, de que maneira a imagem de primazia em relação às culturas provenientes de África foi concebida. A principal linha de análise se baseia na percepção da construção da alteridade entre colonizador e colonizado, possível de ser entendida através dos conceitos de ‘situação colonial’ e ‘espaço anacrônico’ e das patologias observadas por Frantz Fanon.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).