Representações de gênero em ocorrências policiais de violência contra mulheres na construção de Brasília
Resumen
Este texto tem como objetivo analisar ocorrências policiais registradas em livros-ata na Divisão de Segurança da NOVACAP, setor a qual se vinculavam policiais da extinta Guarda Especial de Brasília- GEB. As ocorrências relatam situações de violência contra mulheres no espaço público da construção de Brasília e foram produzidas no período de 1958 a 1961. Se referem a crimes ocorridos em várias localidades relacionadas aos canteiros de obras: na Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante), nos acampamentos, nas vilas (como Amaury ou Bananal), na chamada Zona do Baixo Meretrício – ZBM, em estradas que interligavam esses locais, entre outros espaços. Os elementos da pesquisa demonstram que a associação entre gênero e violência contra mulheres, na forma de suas representações, possuem significados que evidenciam muitas permanências. Deste modo, o artigo procura trabalhar questões que contribuam com a visibilidade do cotidiano de mulheres e a problematização das representações de gênero contidas nas narrativas construídas pelos guardas da GEB que registravam aquelas ocorrências, no contexto da construção de Brasília.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).