Para pensar a história urbana

construção das cidades e conflitos ambientais

Autores/as

  • Vivian Prado Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Eder Jurandir Carneiro Universidade Federal de São João del-Rei

Resumen

O artigo debruça-se sobre alguns aspectos da trajetória histórica de formação do bairro periférico de São Dimas, localizado na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, refletindo sobre processos conflituosos vivenciados por seus moradores, por meio dos quais procuram construir habitabilidade urbana e ambiental de seus territórios. Mais que descrever processos de construção de territórios urbanos periféricos, busca-se aqui, ao examinar-se a história de um bairro de classes populares, reunir elementos conceituais que contribuam para o enquadramento analítico de tais processos. Entre esses elementos, enfatizam-se a consideração da “espacialidade” como dimensão intrínseca à vida social, as relações entre as modalidades hegemônicas de acumulação de capital e a sistemática produção das periferias urbanas e, por fim, mas não menos importante, as estratégias, conflitos e formas de resistência protagonizadas pelos moradores nas disputas (abertas ou “surdas”, conscientes ou irrefletidas) que se vêm compelidos a enfrentar para se reproduzirem no espaço urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Prado Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO -UFJF), mestre pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR - UFRJ), atuou como pesquisadora (2013 - 2014) no projeto Observatório Permanente dos Conflitos Urbanos na cidade do Rio de Janeiro (www.observaconflitos.ippur.ufrj.br), vinculado ao Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), é membro, desde 2008, do Núcleo de Investigações em Justiça Ambiental (NINJA), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFSJ. Atua principalmente na área de sociologia urbana, abrangendo os seguintes temas: conflitos urbanos, conflitos ambientais, formação de periferias, movimentos sociais e estratégias populares de resistência. 

Eder Jurandir Carneiro, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei. Trabalha na área de Sociologia dos Conflitos Ambientais, mais especificamente sobre as desigualdades e conflitos envolvidos nos processos de construção e apropriação de territórios urbanos. No plano teórico, esse trabalho assenta-se nos conceitos de justiça ambiental, conflitos ambientais e território, procurando realizar a crítica das concepções hegemônicas sobre a chamada "questão ambiental". É coordenador do Núcleo de Investigações em Justiça Ambiental (NINJA) da Universidade Federal de São João del-Rei (grupo de pesquisa), que realiza atividades de pesquisa e extensão orientadas para a assessoria a movimentos populares engajados em conflitos ambientais urbanos.

Publicado

2020-05-31