Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica.
Palavras-chave:
Ensino de História, Ambientes não Escolares, Consciência HistóricaResumo
Este artigo visa discutir e refletir sobre a importância que os ambientes não escolares possuem em relação ao Ensino de História, à construção do conhecimento histórico e formação da consciência histórica. Através de debates com autores especialistas na área de Educação e de História, propõe-se uma reflexão sobre o papel educativo de diversos ambientes fora do espaço escolar tais como museus, arquivos, bibliotecas entre outros. Além disso, discute sobre o papel do professor de história na fomentação do conhecimento e da consciência histórica do aluno na Educação Básica.
ABSTRACT: This article aims discuss and reflect on the importance that non-schools environments have regarding History Teaching, construction of historical knowledge and the development of historical consciousness. Through discussions with expert authors in Education and History, it proposes a reflection on the education role of various outsides school environments such as museums, archives, libraries and other. In addition, it discusses the history teacher’s role in fostering knowledge and historical consciousness of students in Basic Education.
KEY-WORDS: History Teaching, Non-school Environments, Historical Consciousness.
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