Os centros históricos de Cabo Verde e sua caracterização habitacional - da época colonial
Resumen
RESUMO
Alguns centros históricos de Cabo Verde remontam ao período proto quinhentista são, representadas pelo seu património arquitetónico uma herança simbólico e singular do período colonial. Estes centros históricos segundo alguns historiadores[1] é uma extensão da vila de Ribeira Grande – Ilha de santiago, e particularizou – se pelo seu povoamento inicial minoritariamente entre brancos /europeus, (proprietários e armadores), e que pelo seu estatuto simbólico apresentada através das suas grandiosas casas senhoriais, que ladeavam as humildes habitações dos negros / africanos.
É neste contexto que este artigo propõe uma discussão em torno da evolução da arquitetura colonial nestes territórios, as suas influências e ao mesmo tempo provar que existia uma relação direta entre as estruturas habitacionais edificadas e a estrutura social que se iniciou no período da colonização e que se estendeu até aos nossos dias, mesmo que seja de uma forma diferente.
PALAVRAS-CHAVE: Centro histórico – Arquitetura – Património
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Claudino Borges
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).