Palestina e Israel: memórias em disputa em uma reportagem do Jornal Hoje
Resumen
A rememoração da criação do Estado de Israel, em 1948, revela intensas disputas de memórias entre palestinos e israelenses. Isso porque o que Israel considera como Guerra da Independência, a Palestina entende como Nakba que, em português, significa catástrofe. A Nakba foi quando cerca de 700 mil palestinos foram expulsos de suas casas por organizações paramilitares sionistas, em 1948. Diante disso, o artigo pretende compreender como se dão essas disputas mnêmicas em uma reportagem exibida no Jornal Hoje, na data que comemorava os 70 anos da fundação de Israel. Pretende-se realizar uma análise crítica de como essas tensões aparecem na reportagem utilizando o conceito de memória.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Juliana Ferreira de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).