Patriarcado e sexismo na formação econômica do Brasil:
uma análise da inserção feminina nas políticas desenvolvimentistas da Era Vargas
Resumen
Ao longo da formação econômica do Brasil a discriminação em função de uma natureza biológica do sexo feminino implicou em determinações de papéis sociais adequados aos homens e às mulheres. Apesar da inserção dos projetos desenvolvimentistas de Vargas, o fim da hegemonia política não solucionaria os conflitos sociais vigentes e nem romperia com as estruturas patriarcais e sexistas que subjugavam as mulheres. Nesse sentido, o presente artigo tem objetivo traçar uma análise da inserção feminina nas políticas desenvolvimentistas da Era Vargas. Em um primeiro momento, faremos uma breve contextualização sobre as políticas adotadas por Vargas, a fim de compreender as dimensões econômicas e políticas de seu regime. Posteriormente, o trabalho irá se debruçar sobre uma análise da inserção feminina nas políticas da Era Vargas, buscando entender como o cenário político, inserido no contexto patriarcal e machista da sociedade e reprodutor desta condição, tratou a questão feminina e determinou os papéis sociais associados à mulher.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ilda Renata Andreata Sesquim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).