Nos porões da loucura (1979)
narrativas da imprensa escrita sobre o Hospital Colônia de Barbacena
Resumen
Esse artigo tem como objetivo a análise das narrativas da imprensa escrita a partir da série de reportagens divulgadas pelo jornal Estado de Minas em 1979. Essas notícias tinham como centro das narrativas os hospitais que faziam parte do chamado “itinerário público da loucura” e passaram a ganhar protagonismo durante a movimentação na busca por uma Reforma Psiquiátrica. Nesse sentido, o principal intuito está em analisar as matérias selecionadas a partir da necessidade que os jornais tinham de publicar para sensibilizar o público. As reportagens utilizadas, assumem o caráter de denúncia diante do cenário que se formava na busca por um atendimento especializado e se caracterizam como a principal fonte desse estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Fernanda Pimenta Fróis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).