Como se deu a perda de mundo ou aquilo que foi possível interpretar: estética da recepção e momentos de intensidade nos escritos de Iser, Jauss e Gumbrecht
Palabras clave:
Hans-Robert Jauss, Hans Ulrich Gumbrecht, Wolfgang Iser, Campo HermenêuticoResumen
Este trabalho pretende explorar as fronteiras do conceito de “campo hermenêutico” nos escritos de Hans Ulrich Gumbrecht. A fim de atingir tal objetivo faz-se necessário entender como a educação de crítico literário de Gumbrecht influenciou seu trabalho e quais eram as principais ideais a que o autor estava se contrapondo. Com essa pesquisa será possível entender mais propriamente alguns conceitos como “perda de mundo” ou “mundo cartesiano”. Usando principalmente escritos de Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser e do próprio Gumbrecht, este trabalho se desenvolverá em quatro passos: (1) uma pequena introdução, (2) análise dos primeiros escritos de Gumbrecht, (3) apresentação de uma visão gumbrechtiana de Wolfgang Iser e Henry James, e (4) uma comparação entre Jauss e Gumbrecht.
ABSTRACT: This paper aims to explore the boundaries of the “hermeneutical field” in Hans Ulrich Gumbrecht’s work. To achieve this goal it’s necessary to understand how Gumbrecht’s education as a literary critic took place and what was the main ideas he was struggling to overcome. With this search it may be possible to proper understand some concepts like “world’s loss” or “cartesian word picture”. Using mainly writings from Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser and Gumbrecht this paper will develop in four steps: (1) sort of a introduction, (2) “Early Gumbrecht”, (3) Wolfgang Iser and Henry James in a gumbrechtian point of view, and (4) a comparison between Jauss and Gumbrecht.
KEYWORDS: HANS-ROBERT JAUSS, HANS ULRICH GUMBRECHT, WOLFGANG ISER, HERMENEUTICAL FIELD.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).