Négritude em questão: das multiplicidades e conceitualizações do movimento por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros (1956)

Autores/as

  • Raissa Brescia dos Reis Mestranda em História - UFMG

Palabras clave:

História da África, Movimento da Négritude, Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros.

Resumen

Este artigo dedica-se a uma análise do Primeiro Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros realizado no ano de 1956 na Sorbonne, em Paris, sob os auspícios da editora Présence Africaine, tendo como ponto de partida as construções identitárias perpretadas em nome do movimento da Négritude. Reconhecendo a ocasião como palco privilegiado para a verificação das linhas de força que cortam tal movimento num momento pós-guerra e permeiam a instituição de negritudes por alguns dos principais pensadores que estiveram envolvidas em lutas por e pelo Négritude, este trabalho propõe um olhar que se volta às fissuras que constituem uma empresa da magnitude que possui a informação de uma identidade una, representante de uma coletividade performada em raça, diante de todas as múltiplas nacionalidades, filiações e afiliações presentes na ocasião.

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Publicado

2012-12-31