O exílio no imediato pós-golpe: mecanismo de exclusão política
Palabras clave:
Exílio político, Ditadura militar brasileira, RepressãoResumen
O presente artigo, decorrente da pesquisa de mestrado A trajetória política de Leonel de Moura Brizola no exílio uruguaio (1964-1977),pretende discorrer sobre o exílio imposto no imediato pós-golpe como uma das formas de exclusão política utilizada pelos governantes militares brasileiros contra indivíduos asilados no Uruguai e ligados ao governo deposto.
ABSTRACT: This article, resulting from master’s thesis research A trajetória política de Leonel de Moura Brizola no exílio uruguaio (1964-1977), aims to discuss about forced exile in the immediate post-coup as a form of political exclusion used by the brasilian military rulers against politicians refugees in Uruguai, linked to the deposed government.
KEYWORDS: Political exile, Military brazilian dictatorship, Restrain
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).