A tradição da pintura pitoresca na obra de Eliseu Visconti (1866-1944): as lavadeiras e seus varais

Autores

  • Aline Viana Tomé Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Pintura de paisagem, Paisagem urbana, Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo debaterá a temática da pintura de lavadeiras na obra de Eliseu Visconti (1866-1944). Para isso nos utilizaremos de um conjunto de obras que expressam aquilo que pode ser denominado como paisagem pitoresca, existente no gênero da pintura de paisagem desde finais do século XVIII. Presente em quase todos os períodos da produção viscontiana, a representação das lavadeiras e de seus varais repletos de roupas são capazes de demonstrar os primorosos estudos de cor realizados pelo pintor. No entre séculos XIX/XX lava-se roupas tanto nos longínquos arrabaldes da cidade do Rio de Janeiro quanto nos recantos de fundo de quintal da região central da cidade. As lavadeiras que possuem inegável importância numa sociedade em que a lavagem de roupa era essencial para a organização doméstica, para Visconti, convertem-se em motivos pictóricos que privilegiam o estudo plástico.

 

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Biografia do Autor

Aline Viana Tomé, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de História, Laboratório de História da Arte (LAHA/UFJF)

 

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Publicado

2017-01-31