Educação e ideal modernizante na ditadura civil-militar: um estudo sobre a revista Educação (1971-1984)

Autores/as

  • Michel Ehrlich UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Palabras clave:

Ditadura civil-militar brasileira, Imprensa pedagógica, Revista Educação

Resumen

Este artigo trata das concepções de educação escolar da ditadura civil-militar brasileira, tomando como fonte as 41 edições da revista Educação, publicada pelo MEC entre 1971 e 1984. Apesar de autoritários, os grupos dirigentes da ditadura eram heterogêneos e conflitantes, inclusive nas propostas educacionais, que variavam de uma vertente que chamo de patriótico-conservadora até uma visão tecnicista. O objetivo dessa pesquisa é verificar como essas visões de educação interagiram entre si e com outras concepções e como procuraram inculcar essas ideias em profissionais da educação. A análise concluiu a preponderância da corrente tecnicista. A luz dos conceitos de positividade do poder, de Michel Foucault, e unidimensionalidade, de Herbert Marcuse, concluí que essa concepção tecnicista usava um discurso de modernização e progresso. Outras visões de ensino eram tratadas menos como perigosas ou subversivas e mais como atrasadas e inadequadas aos tempos modernos. Dessa forma, sequer era necessário a concepção tecnicista se mostrar melhor do que outras, pois se apresentava como a única possibilidade.

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Biografía del autor/a

Michel Ehrlich, UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História na UFPR

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Publicado

2018-09-28