MULHERES NEGRAS, ESPAÇO URBANO E SOBRENOMES EM RECIFE NA DÉCADA DE 1890:
NOTAS DE PESQUISA
Resumo
O artigo busca compreender as experiências das mulheres negras entre os anos de 1890 e 1899 na cidade do Recife. Para tanto, utilizaremos como fontes para localizá-las as notas das colunas policiais do jornal Diário de Pernambuco. Esse material permitirá uma aproximação às vivências dessas mulheres, a partir de um conjunto de informações captadas de maneira fragmentada devido às características da fonte como, por exemplo, a adoção do nome ou sobrenome Conceição para escapar da polícia. Do ponto de vista metodológico optamos por elaborar tabelas em Excelonde sistematizamos informações sobre essas mulheres e os episódios onde elas foram flagradas. Esse trabalho fez uso da perspectiva analítica da História Social a qual privilegia a observação, das ações dos de cima e dos de baixo, de forma dialógica e diacrônica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).