Uma análise da concepção de História em Guerra e Paz (1863 – 1869) de Liev Tolstói
an analysis of Leo Tolstoy's conception of history in War and Peace (1863-1869)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a concepção de História contida em Guerra e Paz. Para isto, focarei num argumento de François Hartog (1946 -), que detecta uma tendência dos romancistas do século XIX de se concentrarem nas brechas do regime moderno de historicidade. O que seriam esse “regime moderno” e suas características? Quais são os fatores que fazem Tolstói se concentrar e adentrar em suas fissuras? E como ele conseguiu isso? Para esclarecer tais questões, vale, primeiro, compreender a relação entre história, literatura e ficção no século XIX; segundo, definir a concepção de História transmitida por Guerra e Paz, a partir da investigação de seus elementos histórico-filosóficos; e, terceiro, estudar alguns fragmentos narrativos do romance em evidência, à luz da definição feita na etapa anterior. Assim, torna-se possível defender a importância de analisar as estruturas linguísticas de uma determinada obra para conhecer melhor seu conteúdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Erick Oliveira da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).