O Golpe Civil-Militar e os usos da fotografia na Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil - edições de 31.03.1964 e 02.04.1964.
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os usos da fotografia dentro da construção narrativa jornalística nos periódicos Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo durante o golpe civil-militar de 1964 no Brasil a partir do ponto de vista do Dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin/Volóchinov. Para tanto, foram escolhidas duas datas chave para o entendimento do comportamento de cada jornal. A partir de uma proposta de desconstrução analítica das imagens, foram observadas através de variações no uso da linguagem fotográfica algumas diferenças de abordagem entre as duas publicações, ora mais pragmática na defesa de seus interesses, ora mais permissiva na formulação narrativa. Compreender os caminhos da construção narrativo-discursiva e os diferentes usos das linguagens disponíveis, pode ajudar a criar novos entendimentos sobre a importância e o papel da disputa discursiva dentro da compreensão do que foi a Ditadura Civil-Militar no Brasil e sua relação com a imprensa nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thomas Dreux Miranda Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).