Histórias narradas em mídias

disputas do passado indígena na cultura da mídia em ambientes digitais

Autores

  • Sílvia Letícia Bezerra Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

O presente trabalho aborda disputas de narrativas históricas concernentes aos povos indígenas, especialmente na cultura da mídia em ambientes digitais. Problematiza-se como diferentes narrativas ressignificam formas de se pensar epistemologicamente o passado desses povos, como em torno das noções de “Pequena História” e “Grande História”. Para tanto, analisamos narrativas em mídias institucionais, como na página oficial da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); em mídias alternativas, como no site da “Mídia Índia”; e em outros tipos de mídias que colocam em cena a comunidade indígena do Amarelão, no Rio Grande do Norte, com destaque para o “ciberativismo indígena”. Os diálogos teóricos transitam entre a “História da Mídia”, as “Epistemologias do Sul” e a “Cibercultura”, com uso metodológico da “Netnografia” que privilegia análise conjunta de textos e imagens. As reflexões têm apontado que repensar essas histórias em mídias digitais é um dos modos significativos de vislumbrar outras formas de conhecimento sobre o passado indígena.

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Biografia do Autor

Sílvia Letícia Bezerra Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas, na linha de pesquisa “Linguagens, Memória e Produção de saberes”. Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Durante a graduação, participou do projeto de extensão 50 anos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: História e acervo, vinculado ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH). Estagiou no Mossoró Segundo Ofício de Notas, gerenciando Banco de Dados. Pesquisadora no Grupo de Estudos Culturais (GRUESC-UERN). Produtora de conteúdo digital responsável pela página @feminiize-se nas redes sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Memória; História Oral; Identidade; Ensino de História; Educação Indígena; Etnografia; Netnografia.

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Publicado

2021-01-31